+55 92 3584-3178

Seg a Sex das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:30

Susam orienta para utilização correta dos recursos da saúde

Prefeitos e secretários municipais serão orientados pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para a correta utilização dos recursos destinados ao setor. O assunto será discutido durante o I Seminário Estadual de Orientação sobre Gestão de Fundos Municipais de Saúde do Amazonas que aconteceu em Manaus. A ação faz parte das estratégias do Governo do Estado para fortalecer o sistema de saúde e qualificar o processo de gestão local do SUS.

 Além da utilização correta dos recrusos, duratne o Seminário serão discutidos e pactuados entre o Estado e os 62 municípios amazonenses programas e ações relativos à gestão e à atenção à saúde no Amazonas. A diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Redja Lopes, explica que entre aspectos abordados estarão aqueles relacionados ao planejamento, regionalização, organizaçãode redes de atenção à saúde e parcerias institucionais. “Estarão incluídas nas discussões propostas para a construção de um modelo de Atenção à Saúde para a população ribeirinha e para a reconfiguração da regional Amazonas”, cita.

 A diretora destaca que são parceiros do Estado nesta ação o Ministério da Saúde, o Fundo Nacional de Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/AM).

 As discussões referentes à gestão financeira da saúde contarão com a participação de representantes do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), da Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU) e do Ministério Público Federal.

No evento também será apresentado o PlanejaSUS, ferramenta de apoio ao sistema de planejamento do SUS nos municípios.

O I Seminário Estadual de Orientação sobre Fundos Municipais de Saúde do Amazonas foi realizado no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado, na última  (27.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SUSAM