+55 92 3584-3178

Seg a Sex das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:30

Nossa História

Sobre...

Instituto de Cirurgia do
Estado do Amazonas

O ICEA – Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas foi fundado em outubro de 1994, por um grupo de 33 (trinta e três) médicos cirurgiões.

 

Em linhas gerais, sua criação foi ápice de uma luta por melhores condições de trabalho e, consequentemente, melhoria na qualidade do atendimento prestado à população do Estado.

 

O modelo escolhido à época foi o de cooperativa. Para tanto, foi necessária uma conscientização da categoria a respeito dos preceitos fundamentaisdo cooperativismo, notadamente, os que se referem a promoção do bem comum entre seus cooperados de forma igualitária, além de fomentar atividade de capacitação e reciclagem contínua entre seus associados.

 

A partir de de abril de 2004 optou-se pela transformação jurídica, passando de cooperativa à empresa de sociedade simples, mantendo, contudo, seus preceitos fundamentais no que se referem à busca de um resultado útil e comum a todos, responsabilidade, igualdade, solidariedade, democracia e participação.

 

O ICEA tem seu Contrato Social regido pelo Código Civil, o qual regularmenta todas as atividades de empresas desse porte.

 

Hoje o ICEA conta com 170 (cento e setenta) membros, todos devidamente qualificados, com Titulo de Especialista expedido pelo Conselho Federal de Medicina. Além disso, atualmente, para ingressar no ICEA é exigido do candidatoo curso de ATLS (Advanced Trauma Life Suport), preconizado pelo Colégio Americano de Cirurgiões, e que visa treinar médicos em todo o mundo, de maneira uniforme, para o atendimento inicial ao paciente politraumatico. Isso equivale a dizer que o atendimento inicial que uma vitima de acidente de trânsito recebe nos prontos-socorros da rede pública na qual o ICEA presta serviço, certamente, é o mesmo prestado, por exemplo, em Nova Iorque ou qualquer outra cidade do planeta na qual os cirurgiões já tenham recebido o referido treinamento. Este fato representa maior rapidez na resolução do quadro e menos possibilidade de sequelas ao paciente.

 

O ICEA tem um objetivo primordial, enquanto empresa que presta serviço público, que é desenvolver um trabalho digno, humanitário e de qualidade à população que dela necessita. Por este motivo, não temos medido esforços para qualificar nosso quadro de cooperados.

 

A população de Manaus e do Amazonas pode ter a convicção plena de que o atendimento que está recebendo nos Prontos-Socorros públicos é o que tem de melhor, em termos de qualificação profissional, e haverá de torna-se cada vez melhor, no que depender destes cirurgiões que não medem esforços, abrindo mão, muitas vezes, do convívio familiar e ate mesmo, do seu próprio bem estar, uma vez uqe não temos final de semana, feriado, festas natalinas, carnaval ou boi-bumbá.

 

Desta forma, somos responsáveis pelo atendimento a potologias cirúrgicas que compreendem, desde pequenos ferimentos, debridamentos, cirurgias de pequeno porte até grandes intervenções cirúrgicas como: toracotomias exploradoras para reparos de lesões de múltiplos órgãos abdominais, toraco-frenolaparotomia e etc…

 

Estamos sempre ao seu lado, cada vez mais, VALORIZANDO A VIDA.

Parceiros